terça-feira, 30 de março de 2010

A história da minha Eduarda


Bom... Com quatro meses de gestação, fomos fazer ultra-sonografia e descobrir o sexo do bebê, já que meu marido Eduardo e minha filha Pâmella achavam que era menina. Então, o médico confirmou que era menina, para nossa alegria, mas ele também viu algo diferente e, examinando, nos falou que era hidrocefalia. Eu fiquei assustada, meu marido também - até chorou – e minha filha, como tinha 7 anos, não entendeu. Mas nós acreditamos e confiamos no Pai Celestial e fomos acompanhando, mês a mês, com o meu médico e fazendo ultra-som.
Até que, quando fizemos o último ultra-som, o Doutor disse que o quadro havia evoluído bastante e que a criança poderia não resistir. No entanto, ela nasceu com 46 centímetros de Perímetro Cefálico e chorou. A pediatra não me mostrou minha filha direito, achando que eu não sabia de nada, eu acho. Em seguida, ela foi para a UTI Neo Natal, mas nem precisou ser entubada e, com dois dias, a Eduarda pôs a válvula. O neurocirurgião disse que ela poderia sobreviver até 4dias e, depois desses 4 dias, que poderiam ser mais 10 dias e hoje ela já está com 1 ano e 10 meses. Já fez mais quatro cirurgias, aos 3, aos 4, aos 5 e a última aos 9 meses de vida. E em todas, reagiu muito bem.


A Eduarda tem baixa visão, faz fisioterapia, fonoaudióloga, Terapia Ocupacional e estímulos para  estimular a visão. É a alegria da casa. Nós amamos a nossa pequena. A Eduarda começou este ano nos dando sustos. No dia 19/01/2010, teve a sua segunda. Convulsão. Fiquei muito assustada, nervosa e chorando bastante, mas, logo que chegamos ao pronto socorro, foi medicada, apesar de ficar uns 25 minutos em crise. E, quando o meu marido chegou e tocou nela, parou a crise. Ficou internada, fez exames, como a tomografia e deu tudo normal. Aumentou a dosagem do Trileptal.
No dia 28/01/2010, quando saímos da AACD, em São Paulo, estando dentro do Shopping  Metrô, ela começou de novo a ter convulsão. Ainda bem que tinha uma ambulância lá na hora, que nos levou para o Hospital São Paulo. Lá, medicaram e, quando estavam arrumando ela para coletar exames, teve outra crise e logo medicaram de novo. E mais exames, tomografia e tudo normal... Então, fomos liberados para voltar para casa, pois moramos em Santos.



Houve aumento de medicação e, duas semanas depois, precisamos voltar à AACD, em 09/02/2010. Quando estávamos chegando ao
Metrô, tudo de novo. Fomos logo procurar a ambulância, mas como a enfermeira estava atendendo outra pessoa, tínhamos que esperar. Meu marido ficou nervoso, pois quanto maior for o tempo que a criança ficar em convulsão, maior a possibilidade de que isto provoque atraso no seu desenvolvimento. Quando a enfermeira estava chegando, a Eduarda voltou da crise. Ficou 10 minutos desacordada. 
Fomos ao hospital novamente. Examinaram, demos a medicação dela no horário e, depois de mais ou menos 20 minutos, começou a ter crise de novo. Tiveram que esperar 5 minutos, até aplicarem a medicação outra vez. É muito triste vê-la assim... Logo parou a crise; mais exames e nada outa vez... Liberados de novo...

Fomos na Neurologista e ela aumentou ao máximo a dose do medicamento – 11 mls por dia de Trileptal – , pediu eletroencefalograma e passou um supositório de Diazepan. Nessas últimas semanas, dias 27/02/2010 e 07/03/2010, a Eduarda teve crises de novo, mas, desta vez, a Neurologista associou outra medicação, o Urbanil, metade por dia, e está indo tudo bem.

A Eduarda é filha da Ana Paula, nossa companheira de comu. Se você quiser saber mais um pouco sobre a Eduarda, vá para     http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=3168245&tid=2524266184545505791&na=4&nst=442&nid=3168245-2524266184545505791-5448967520299018166

9 comentários:

Mamãe Katia disse...

Estou muito feliz por esse seu projeto, que Deus abençõe a vc e sua linda familia.
E foi com grande carinho que a recebi em meu orkut e te aguardo la em meu blog tbm www.rayssadeprincesaaanjo.blogspot.com bjusss

wender carlos antonio lima disse...

estou a procura de colegas que conheçam do assunto um pouco, tive um filho prematuro de 6 meses e ficou 45 dia na neo naltal, ai recebemos alta, com 05 meses de vida começou com sinais vitais diferente, e a cabeça começou a crescer, fomos para o hospital que fica 280km, e ao olhar o pediatra suspeitou da hidrocefalia, pediu ultra e tomografia, mas a medica como se nada estivesse acontecendo nos chamou e disse que nosso filho tinha a hidro mas tambem foi descoberto um tumor de 4 por 3 cm de diamentro, fomos a loucura, mas ela falou que so o neurocirugião ia nos falar melhor, o neuro marcou a cirugia e colocou uma DVE, não fez a cirugia e foi adiada por tres vezes, na ultima eled arrancou a DVE, mas enfim entrou na sala de cirugia, e o medico disse apos 8:00 horas de espera, os pais de FELIPE EMANUEL, pessamos o pior, ELE MUITO EMOCIONADO NOS PERGUNTOU VCS TEM FÉ EM DEUS? e chorando disse tenho sim porque meu filho morreu? ELE FALOU NÃO SEI EXPLICAR MAS NÃO ERA UM TUMOR E SIM UM ABSSEÇO QUE É 10 VEZES MELHOR, depois de tudo colocou a valvula e agora está com 9 meses, ainda estou aprendendo muito, E TODO DIA AGRADEÇEDO AO MEU DEUS, POIS TEMOS QUE ESTA PREPARADO POIS É OBRA DELE, TEMOS QUE ACEITAR E AGRADECER.
NOME DELE É
FELIPE EMANUEL COSTA LIMA
MORO NO RIO GRANDE DO NORTE.

Teísa disse...

Nossa, além da história linda da Duda, fomos agraciados com outra história no mesmo tópico!

Felipe se quiser ver sua história contada aqui, entra na comunidade Hidrocefalia e no tópico Livro da Comu, leia as postagens, veja como faz e pronto. Clique no link:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=3168245&tid=5428893629141586431

Teresinha disse...

Eduarda uma linda menina que mostrou muita determinação e vontade de viver, para DEUS não existe a palavra impossivel, e acreditando nisso sua mamãe Ana Paula confiou em DEUS e hoje vejam a Eduarda sorrindo feliz!!

shirley disse...

Eduarda fico feliz a cada dia que lhe vejo em seu desenvolvimento.Quie Deus continue a te projeter e iluminar sua vida, pois és doce, linda, carinhosa, e desde pequenina conquistandoi seu espaço.
Eduardo,Paula e Pamella saibam que podem contar comigo sempre.
Shirley Goetz

Ana Cristina dos Santos disse...

Eduarda é minha sobrinha e cada dia q passa ve-la bem nos faz muito feliz realmente
Essa historia so vem comprovar o q sei agora q o Pai Celestial so entrega ciranças especiais para Pais e Familias especiais
Ve-la bem e mandando beijos ... e chamando a irmã o Pai e ate eu de tia Cris é muito maravilhoso é realmente algo do Senhor mesmo
aFé faz com q que tudo aconteça mesmo
amo a Duda.

dicasampaio disse...

Mais uma guerreirinha linda pra encher de brilho o nosso blog... Parabéns pra Duda e pra mamãe pela perseverança... E obrigada ao Wender por generosamente compartilhar conosco a sua história... Espero q vc siga o conselho da Teisa e, em breve, q tenhamos a sua história contada aqui, em mais detalhes...

leila disse...

Parabens pela sua filha, vc é muito especial para Deus ele te ama e vai te dar muita força. beijos

Vinícius disse...

Puxa vida, que história de grandes lutas por um grande amor... Temos tanto a aprender nesta vida ainda, mas a certeza é que nunca estaremos sós, existe um Pai no céu a nos guiar, ajudar e consolar e amigos na terra para nos apoiar...
Nosso Pai Celestial abençoe esta brava guerreira que vem vencendo uma batalha a cada dia, e sua família com força e paciência.
Grande abraço
Sheila Luna (mãe de Vinícius - Mielomeningocele)

Postar um comentário

 

Seguidores

©  Copyright by HIDROCEFALIA

Blog design by Gizaa Veiga |Template Secret Garden | 2010 |Kit Scrap by Jaelop Designs