O tratamento mais comum para a hidrocefalia é a de inserir um tubo, chamado de shunt, para drenar o excesso de líquido da cabeça para um outro lugar onde o corpo pode removê-la naturalmente.Derivações têm válvulas que regulam a direção e a quantidade de líquido que é drenado. Todos os desvios têm três partes:
1) um cateter ventricular para chegar à área onde existe muito fluida,
2) uma válvula para controlar o fluxo (existem muitos tipos) e
3) tubagem para transportar o fluido a partir de um lugar no corpo para outro.

Tipos de shuntsO tipo mais comum de shunt é a derivação ventrículo-peritoneal (VP). Esta derivação de fluido escoa a partir do ventrículo para abdómen do corpo. Outros tipos que são menos comuns são:
- Ventrículo-atrial (VA) derivações derivações-VA movimentam o líquor para uma veia, usualmente no pescoço ou sob a clavícula
- Shunts ventrículo-pleural - Estas derivações movimentam o líquor para a pleura em torno dos pulmões,
- Ventrículo -vesícula - Estas derivações podem mover fluido para vesícula biliar.
- A borda do ponto fraco
- Acima e atrás da orelha
- A parte de trás da cabeça
Cerca de 80 por cento das pessoas com Spina Bifida tem hidrocefalia que necessita de tratamento.Quase todas as derivações são colocados durante os primeiros dias ou semanas após o nascimento.Às vezes a derivação vai ser inserido no momento do fecho inicial traseira. Uma criança que não precisa de um shunt no momento em que são cinco meses de idade, provavelmente nunca vai precisar de um
.
Sinais de problemas de derivação
Sinais de hidrocefalia (ou de mau funcionamento shunt) em crianças podem incluir:- Cabeça crescimento rápido;
- Fraquinho completo ou tenso (fontanela);
- Irritabilidade incomum;
- Vômitos repetidos;
- Olhos cruzados;
- Uma incapacidade de olhar para cima;
- Períodos em que o bebê pára de respirar (chamado apnéia);
- Dificuldade em engolir;
- Um grito rouco ou fraco;
- Dificuldade em manter o bebê acordado, e
- Qualquer função cerebral piora.
. Novos tratamentos de longo prazo utilizando pequenas endoscópios pode eliminar a necessidade de uma derivação. Todos os pacientes com hidrocefalia deve ser visto por um neurocirurgião pelo menos a cada 1-2 anos.A maioria das pessoas com Spina Bifida e Hidrocefalia desviado terá a derivação para a vida. O problema mais comum com derivações é que eles podem ser bloqueados para cima, quebrar ou se separam.
Cerca de 40 por cento dos desvios irá falhar e precisa mudar (ou revisão) dentro de um ano, 60 por cento em cinco anos e 80-85 por cento em 10 anos. Cerca de 20 por cento das pessoas com Spina Bifida vai precisar de mais do que uma revisão shunt.
Os sinais de problemas de derivação em pessoas com Spina Bifida são diferentes para cada pessoa.Isso pode tornar mais difícil para as famílias e prestadores de cuidados de saúde para saber o que está acontecendo.
O sinal mais comum de um problema de shunt é dor de cabeça. Vômitos e náuseas pode acontecer, também, mas nem sempre.Sinais menos comuns de um problema no shunt incluem:
- Convulsões (ou o aparecimento de novas convulsões ou um aumento na frequência de crises existentes);
- Uma mudança significativa na inteligência, desempenho escolar ou personalidade;
- Dor nas costas no local de encerramento da Spina Bifida;
- Agravamento braço ou perna função (aumentando fraqueza ou perda de sensibilidade, coordenação ou agravamento de equilíbrio e / ou agravamento de deformidades ortopédicas);
- Aumento da escoliose;
- Agravamento da fala ou dificuldade de deglutição e
- Mudanças na função do intestino ou bexiga.
Na verdade, quando o cérebro ou a função da medula espinhal fica pior e não há outra causa clara, os prestadores de cuidados de saúde deve verifica se há problemas de derivação.Para ver se há um problema com um shunt, os prestadores de cuidados de saúde vai estudar imagens do cérebro (geralmente, uma tomografia computadorizada ou, para crianças menores de um ano, um ultra-som da cabeça).
Exames de ressonância magnética podem mostrar problemas de derivação, mas eles geralmente não são necessários, são mais caros e podem requerer sedação ou anestesia.
Quando ventrículos começam a ficar muito grandes, é um forte sinal de que a derivação não está funcionando direito. É importante saber que algumas pessoas (entre 5 e 15 por cento) com espinha bífida podem ter poucos sinais ou mesmo nenhuma alteração visível no tamanho dos ventrículos mesmo que a derivação não esteja funcionando corretamente.Por outro lado, algumas pessoas com hidrocefalia pode desenvolver a fenda (ou rigidez) síndrome do ventrículo. Para essas pessoas, a drenagem do fluido demais leva a muito pequenas (ou fenda) ventrículos. Nestes casos, os especialistas pensam que as paredes dos ventrículos bloqueam temporariamente o cateter de derivação. Isto conduz a uma série de disfunções temporárias sem nenhum aumento visível no tamanho dos ventrículos. Famílias e prestadores de cuidados de saúde devem prestar atenção aos sintomas de uma pessoa, especialmente se eles são semelhantes aos que estavam com problemas de derivação anteriores.
Infecções
infecção é um dos principais problemas que podem ocorrer com a derivação. Entre 5 e 10 por cento das pessoas vão ter esse problema. Infecções na derivação é maior em bebês do que em crianças mais velhas e adultos. Setenta por cento das infecções shunt acontece dentro dos primeiros dois meses após a operação de derivação. Oitenta por cento dessas infecções se desenvolvem nos primeiros seis meses.
As bactérias da pele (Staphylococcus epidermidis) são as causas mais comuns de infecção shunt. Metade das pessoas com infecções derivação mostrar sinais de um mau funcionamento do shunt.
Outros sinais adicionais de uma infecção incluem:
- Febre;
- Rigidez de nuca;
- Dor;
- Ternura;
- Vermelhidão;
- Drenagem de incisões de derivação ou do tracto, e
- Dor abdominal
O primeiro é para tirar o sistema de derivação e, em seguida, colocar em um tubo de drenagem externa temporária, ao mesmo tempo que os antibióticos são dadas.
Quando o tratamento é feito, o tubo é retirado e um novo shunt é colocado de volta dentro Isso quase sempre parar a infecção, mas é preciso duas operações.
O segundo é de manter o shunt infectado até o final do tratamento com antibióticos. Em seguida, o shunt infectado é removido e substituído por um novo. A segunda maneira leva apenas uma operação, mas ela não se livrar da infecção tão frequentemente quanto o primeiro.
Tomar decisões
O parecer de um profissional de saúde é muito importante quando se trabalha com alguém com Spina Bifida e Hidrocefalia desviado. Ao tomar decisões, aqui estão alguns conselhos úteis para famílias e prestadores de cuidados de saúde:
- Preste atenção (e particularmente a mãe de) pressentimento de um dos pais sobre os problemas de derivação - estes sentimentos são geralmente para a direita.
- Esteja ciente de que os problemas de derivação pode causar muitos sintomas que podem não ser, obviamente, shunt-relacionados.
- Seja à procura de problemas de derivação, e certifique-se de que a derivação está trabalhando OK antes de realizar outros tratamentos neurocirúrgicos.
18 comentários:
Ola gostaria de saber se é possivel a cirurgia ainda dentro do utero. Att.
Priscila Quiles
Ola gostaria de saber se é possivel a cirurgia ainda dentro do utero. Att.
Priscila Quiles
gostaria de saber se na ultrasson morfologica na biometria cefalica o n° da Atria der 10,6 a criança pode nascer com hidrocefalia.att
Olá, descobrimos que minha irmã tem hidrocefalia. Ela tem 20 anos e nunca teve nenhuma dessas causas como AVC, Infecção e cistos. Existe outra causa para isso? Ela faz exames desde que nasceu e nunca teve nenhuma alteração no LCR.
Tenho uma válvula de Derivação Liquórica a 23 anos; agora estou notando que ela está meio dolorida, se eu tocar a minha cabeça; encima dela; será que está com problemas; bom vou consultar um neurologista pra ver; né
Olá eu tenho uma derivação, estou com dores abdominais e vomitando sem parar, fiz uma ultrassom e descobri que tenho liquido livre na pelve, será que a minha válvula está obstruída, ou o que pode ser ??? Nao paro de vomitar de jeito nenhum
Ola como vai tenho uma válvula desde dos meus 15dias de vida. Seus sintomas é igual o mei, só que médico algum descobre as causas. Gostaria de saber se vc descobriu a sua. Meu email narayachapi22@gmail.com
Olá boa noite! Sou julio pai de um lindo bebê com hidrocefalia estava pesquisando na internet e achei um comentario seu em um blog eu li seu comentario e vi que você teve hidrocefalia quando era bebe queria saber se você teve alguma reaçao após a cirurgia ou tava alguma dificuldade em alguma coisa durante sua vida .. Estou perguntando a você nessa frieza mas sou apenas um pai desesperado procurabdo algo para ajudar meu filho e obrigado se puder me responder .
Tenho dores as vezes mas intensas no pescoço região da cabeça onde fica localizado a dvp e no abdômen próximo a incisão cirurgia quando deve me preocupar
Meu neto de 5 anos colocou a dvp a um mês ta com vômito febre calafrios e já fez vários exames e não acharam nada estou preocupada
Olá Boa Tarde Minha mae fez cirurgia 3 vezes para trocar a valvula poos estava com mau funcionamento e agora apareceu um caroço por dentro da barriga dela tipo um inchaço em cima dos pontos pode ser infecçao da válvula ?
Meu pai teve esta doença
Existe um risco ainda mais grave associado à carne de porco contaminada: uma parte dos cisticercos pode se encaminhar para o cérebro, gerando a neurocisticercose.
Essa doença leva a crises convulsivas, hipertensão craniana e hidrocefalia. O vírus pode também se hospedar no coração, olhos e músculos.
Ola meu filho tem mielo e hidrocefalia tem 11anos e nunca aumentou o cateter de quanto em quanto tempo e preciso para aumentar esse cateter!
Ola meu filho tem mielo e hidrocefalia tem 11anos e nunca aumentou o cateter de quanto em quanto tempo e preciso para aumentar esse cateter!
Sua irmã já investigou toxaplasmose??? Pode ser a origem da hidrocefalia dela. Foi da minha que descobri aos 27 anos.
Precisa avaliar com o neuro.. já deve estar na hora de trocar. A minha troquei com 13 anos de uso.
Pode ser da cirurgia mesmo.. procure o cirurgião urgente.
Olá Kalina Rocha vc tem hidrocefalia? Descobri a pouco tempo que minha neném tem gostaria de mais informações sobre a hidro no momento o médico está medindo a cabecinha dela todos os dias e mantém o perimetro cefalico ele diz que está controlada ixiste caso de quem tenha hidro e não precise usar a valvula?
Postar um comentário